Academia Vianense de Letras

1497841
Hoje
Ontem
Esta semana
Este mês
Todos
374
538
7122
18470
1497841

 

 LANÇAMENTO LIVRO RÉUS DE BATINA

A Academia Vianense de Letras – AVL convida para o lançamento do livro “Réus de Batina: Justiça Eclesiástica e clero secular no bispado do Maranhão colonial”, de autoria da Acadêmica e Escritora Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz, no próximo dia 23 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, na AMEI (Associação Maranhense de Escritores Independentes), localizada no São Luís Shopping. (Leia mais...) 

AVL REALIZARÁ EVENTOS CULTURAIS EM VIANA NOS DIAS 20 E 21 DE OUTUBRO

A Academia Vianense de Letras convida as autoridades locais, acadêmicos, artistas vianenses, professores e alunos do Ensino Médio e Superior, das redes Pública e Privada, para os seguintes eventos, cuja programação segue em detalhes no convite. O evento tem a parceria da Prefeitura Municipal de Viana-MA/SEMED. 

LANÇAMENTO DO LIVRO “NATURALMENTE TE AMO” E RELANÇAMENTO DO LIVRO “A SENHORA E O LAVRADOR”, DO ESCRITOR JEDIAEL EVERTON CUTRIM

O amor é um sentimento que precisa constantemente ser alimentado, não necessariamente com poemas, mas com poesia, isso mesmo, poesia! A poesia não se definhe só em palavras, mas poesia nos gestos, nas atitudes, no carinho do dia a dia. Amar não é só apoiar-se no outro e esperar que tudo esteja bem. Seja a poesia que a pessoa amada espera receber todos os dias. (Leia mais...)

A ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS E O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA

No dia 7 de setembro de 2017 serão comemorados 195 anos de um dos acontecimentos mais importantes da nossa história: o “Grito do Ipiranga”, que formalizou a independência brasileira. Foi o ápice de um movimento social que buscou a ruptura política definitiva com Portugal. (Leia mais...) 

AVL FAZ DELIBERAÇÕES EM ASSEMBLEIA GERAL

Em Assembleia Geral, no último dia dezoito, a AVL, dentre outras deliberações, escolheu, por unanimidade, 3 novos patronos: Maria Antônia Gomes, Luís Carlos Pereira (este, cujo nome foi ratificado pela Assembleia Geral, pela segunda vez) e Walter Coelho de Sousa, para as cadeiras de números 34, 35 e 36, respectivamente. (Leia mais...)

A ESCRITORA JUJU É ELEITA NOVA ACADÊMICA DA AVL

Em Assembleia Geral, no último dia dezoito, a AVL aprovou, por unanimidade, a professora Maria de Jesus Silva Amorim para ocupar a cadeira de nº 17, que tem como patrono Onofre Fernandes. A professora Juju, como é conhecida na cidade de Viana, requereu seu ingresso junto à AVL, e após discussão entre seus membros, foi aprovada como novo membro e tomará posse no próximo dia 25/11/2017, na ocasião da Sessão Solene da AVL. (Leia mais...)

AVL PRESIDE SESSÃO SOLENE DE FUNDAÇÃO DA ACADEMIA MATINHENSE DE CIÊNCIAS, ARTES E LETRAS – AMCAL, “CASA DE ASTOLFO SERRA” 

A Presidente Fátima Travassos, representando a Academia Vianense de Letras – AVL, e a convite dos intelectuais Matinhenses, presidiu, no dia 29/07/2017, a histórica Sessão Solene de Fundação da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras – AMCAL, criada a partir da aprovação, por unanimidade, do seu Estatuto, na cidade de Matinha/MA. (Leia mais...)

A AVL lança I Concurso Literário para ingresso na Academia Vianense de Letras Juvenil – AVLJ

Com o objetivo de selecionar membros para a AVLJ, incentivando a leitura, a crítica e a produção de textos literários, a AVL divulga o I Concurso Literário cujas inscrições estarão abertas a partir de hoje, 15 de agosto e se estenderão até o dia 15 de novembro do corrente ano. (Leia mais...)

 AVL ACONTECE

A AVL participou ontem da Abertura da I Semana Maranhense de Literatura - FALMA/ALL/AMEI, com a Exposição "Matiz Vianense", da artista plástica Susana Pinheiro. (Leia mais...) 

A ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS - AVL CONVOCA TODOS OS SEUS MEMBROS PARA ASSEMBLEIA GERAL

Pelo presente Edital, ficam convocados todos os membros da Academia Vianense de Letras - AVL, para Assembleia Geral, a ser realizada na Rua das Ararajubas, Quadra 09, Lote 01, Apto 1201, Edifício Residence Garden, Calhau, São Luís, Maranhão, às 20 horas do dia 18 de agosto de 2017, para deliberarem sobre a pauta da Ordem do Dia. (Leia mais...)

AVL PARTICIPA DA I SEMANA MARANHENSE DE LITERATURA ALL – FALMA – AMEI

A Academia Vianense de Letras – AVL participará da I Semana Maranhense de Literatura ALL – FALMA – AMEI, com a exposição “Matiz Vianense” da artista plástica Susana Pinheiro, que realizar-se-á no próximo dia 09 de agosto, às 19 horas, no espaço AMEI, localizado no São Luís Shopping. O evento contará ainda com a participação dos acadêmicos da AVL, Leituras Poéticas, exposição e venda de obras literárias. Vianenses e convidados, prestigiem a nossa cidade dos lagos. Participem! Entrada franca. Segue release da exposição “Matiz Vianense”. (Leia mais...)

O JABUTI QUE FALA INGLÊS

A Academia Vianense de Letras – AVL tem a honra de registrar que o livro “O Jabuti que falava inglês”, de autoria do acadêmico Professor Joaquim de Oliveira Gomes, foi indicado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB, Polo Viana/Ma, para fazer parte do Projeto de Extensão “Narrando, Encantando e Conhecendo Escritores Maranhenses”, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

 Nossos cumprimentos ao ilustre acadêmico, cuja obra irá compor o acervo da Biblioteca do Polo UAB Viana/Ma. 

A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Tramita no Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, que trata da Reforma da Previdência. O assunto divide opiniões especialmente por propor modificações nas regras de acesso à aposentadoria, aumentando a idade mínima necessária à concessão do benefício, entre outras regras. (Leia mais...)

A REFORMA TRABALHISTA

O Presidente Michel Temer sancionou no último dia 13 de julho, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, a Lei n° 13.467, que promove importantes alterações na atual legislação trabalhista. A nova lei, que entrará em vigor em quatro meses, altera a Consolidação das Lei do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei n° 5.452/1943, e as leis n° 6.019/1974, n° 8.036/1990 en° 8.212/1991. (Leia mais...)

ENCONTRO DE AMIGOS VIANENSES

A cidade de Viana esteve em festa no último dia 01/07, quando da realização do 6º Encontro dos Sempre Amigos Vianenses – SAV's, que contou com a participação de muitos vianenses, que se deslocaram de vários Estados da Federação, artistas regionais e autoridades locais: o Prefeito Municipal Magrado Barros, o Presidente da Câmara Válter Serra, Vereadores e Secretários Municipais. (Leia mais...)

AVL PRESENTE NO ANIVERSÁRIO DE 260 ANOS DE FUNDAÇÃO DE VIANA

Viana é a quarta cidade mais antiga do Estado do Maranhão e teve sua origem na aldeia Guajajara de Maracu. Seu povoamento se inciou em 1683, às margens do Lago Maracu, quando os jesuítas fundaram a Missão Nossa Senhora da Conceição do Maracu. Posteriormente, em 8 de julho de 1757, elevada à categoria de Vila, a “Vila de Viana”, em homenagem à cidade portuguesa de Viana do Castelo. (Leia mais...)

CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA APROVA PROJETO DE LEI PARA DOAÇÃO DE TERRENO ONDE SERÁ CONSTRUÍDA E INSTALADA A FUTURA SEDE DA ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS – AVL

A Câmara Municipal de Viana, nesta data, por convocação extraordinária, e por unanimidade, concedeu ao Prefeito Municipal Magrado Barros autorização legislativa para doar o terreno do município localizado na rua Professor Antônio Lopes, onde era a morada do patrono Ozimo de Carvalho, hoje propriedade pública municipal. (Leia mais...)

ARRAIÁ DOS SEMPRE AMIGOS VIANENSES
A Academia Vianense de Letras – AVL, através de sua Presidente Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, convida a todos os confrades e confreiras para participarem do 6º Encontro dos Sempre Amigos Vianenses – SAV's, que realizar-se-á no dia 01 de julho, no sítio de Sueli Veloso, ao lado do Hotel Grand Lagus, na cidade de Viana/MA. (Leia mais...)

ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS JUVENIL – AVLJ

Com previsão para ser constituída em novembro de 2017, a Academia Vianense de Letras Juvenil será composta por 10 membros (alunos da rede pública e privada de Viana) com faixa etária de 15 a 25 anos. Conforme o artigo 12 do  Regimento Interno, o ingresso na ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS JUVENIL será por meio de Concurso Literário promovido pela AVL, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Viana. As atividades da AVLJ estarão voltadas para as seguintes áreas e segmentos culturais inseridos nas propostas e objetivos da Entidade quais sejam: Literatura; Música; Artes visuais; Folclore e artesanato; Patrimônio histórico e cultural. Estas atividades deverão convergir para o ato de fomentar a produção cultural e artística, através de pesquisa, criação, intercâmbio, produção e divulgação de bens culturais. Consulte o Regimento aqui.

TROFÉU PROFESSORA EDITH NAIR FURTADO DA SILVA

O Troféu Professora Edith Nair Furtado da Silva é uma iniciativa da Academia Vianense de Letras – AVL (Organizadora), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viana – SEMED. O presente prêmio é anual e tem caráter cultural/educacional, sem qualquer modalidade de sorteio, e visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores das redes federal, estadual, municipal e particular de ensino do município de Viana – MA. O período de inscrições será entre os dias 01 de agosto a 01 de setembro de 2017. Consulte regulamento aqui.

PERSONALIDADES HOMENAGEADAS PELA AVL COM O DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO VIANENSE

Na segunda Sessão Solene Comemorativa dos 15 anos de fundação da AVL, ocorrida no Salão de Convenções CUNACO, em Viana, no dia 27 de maio de 2017, foram homenageados com a entrega de Diploma de Honra ao Mérito Vianense diversas personalidades pelos relevantes serviços prestados ao município em diversas áreas. (Leia mais...)

15 ANOS: LANÇAMENTO DE OBRAS LITERÁRIAS E SESSÕES SOLENES COMEMORATIVAS

No seu 15º aniversário a Academia Vianense de Letras, no dia 27 de maio de 2017, realizou duas Sessões Solenes Comemorativas, a primeira, iniciando às 10:00 horas, na Biblioteca Pública Municipal Ozimo de Carvalho, onde ocorreu a sessão solene alusiva ao descerramento da Placa Comemorativa dos 15 anos de fundação da AVL.. (Leia mais...)

A ACADEMIA VIANENSE DE LETRAS FAZ HISTÓRIA EM 15 ANOS DE FUNDAÇÃO

A Academia Vianense de Letras - AVL foi fundada na noite de 4 de maio de 2002,  concretizando uma antiga aspiração de intelectuais de Viana, consolidando, assim, a vocação cultural do município. (Leia mais...)

 

NOTA - AVL INFORMA

A Academia Vianense de Letras – AVL informa que estão disponíveis para venda, na Livraria do Autor, no Espaço Cultural da Associação Maranhense dos Escritores Independentes – AMEI, localizado no São Luís Shopping, as obras literárias de acadêmicos da AVL. (Leia mais...)

POSSE DA NOVA DIRETORIA DA AVL

No último dia 28 de janeiro (sábado), em Viana, realizou-se a posse da nova diretoria da AVL no salão de eventos do Caesars Palace. A cerimônia de posse foi precedida por uma missa de ação de graças, celebrada na Catedral de N. S. da Conceição (Leia mais...)

 

A AVL NO III ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE DE CULTURA LATINA DO BRASIL

A presidente da AVL, Fátima Travassos, esteve em Vila Velha (Espírito Santo) para participar do III Encontro Nacional da Sociedade de Cultura Latina no Brasil (Leia mais...)

AVL VISITA A PREFEITURA MUNICIPAL E A CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA

A Presidente da Academia Vianense de Letras, Fátima Travassos, acompanhada pelos acadêmicos Vitória Santos e Raimundo Franco, fizeram uma visita oficial ao Prefeito Municipal de Viana, Magrado Barros, ao tempo em que o cumprimentou como Prefeito empossado, desejou votos de realizações e sucesso na gestão pública e, na oportunidade, colocou a AVL para somar forças, visando o desenvolvimento da cultura do município de Viana. (Leia mais...)

 ENTREVISTA COM A PRESIDENTE DA AVL FÁTIMA TRAVASSOS

Acompanhe a entrevista da presidente da Academia Vianense de Letras ao Jornal da AVL (Leia mais...)

 

 POESIA VIANENSE GANHA DESTAQUE INTERNACIONAL

 O livro “Pescador de Memórias”, de autoria do acadêmico Lourival Serejo, foi uma das obras premiadas em concurso literário, realizado recentemente na Itália (Leia mais...)

 

 


A Aaut&tnLa- VúuiCJ-ist de. íxfraí- -fcw. a. ívtnra. de, címvídar aí- aWerííWíí- Lflcaií-, profeíja  zà&roX, (?fitw c^ítwí- tia' rzâ& Prvvtutct^ para* &